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Mas afinal quais são as métricas do Marketing de Performance?

Como falamos na última postagem no Marketing de Performance, o custo de Aquisição de Clientes (CAC) e o Retorno sobre o investimento (ROI), são fatores importantes na escolha do canal a ser utilizado.


No Marketing de performance, todas as ações e estratégias são estabelecidas a partir de análise desses dados. A evolução tecnologica permitiu que essa mensuração fosse feita em tempo real, possibilitando que os reajustes cocorram rapidamente.


O CAC consiste no resultado da soma dos investimentos em marketing e das vendas realizadas através do seu resultado, divididos pelo número de clientes conquistados no mesmo período. Por exmplo: se no mês foi investido na aquisição de clientes o valor de 10mil reais e obteve-se vinte novos clientes, o seu CAC será de R$ 500


Para calcular o CAC, não se deve levar em conta apenas o valor investido em marketing digital. Esse índice engloba indicadores mairs amplos como: salário da equipe, ferramentas ultilizadas, investimento em mídia, eventos, ou seja tudo o que é fetio para apresentar o produto, captar lead e gerar oportunidade de negócios.


O ROI calcula o retorno obtido pelo investimento realizado em cada canal. Com ele é possível mensurar o resultado de campanhas, ações de marketing e demais iniciativas realizadas. Para obter o ROI, deve-se subtrair a receita obtida no período pelo custo e o resultado dividir novamente pelo custo.


ROI = RECEITA - CUSTO / Custo = X


Exemplificando: em uma campanha realizada no último mês, obteve-se o faturamento de 100mil reais com investimento de 10mil. Ultilizando a fórmula, temos:


ROI = 100.000-10.000/10.000=9


Ou seja, o retorno foi igual a 9 vezes o investimento inicial, em porcentage igual a 900% de retorno.


Os dados obtidos através dos resultados ROI e CAC são preciosos na crianção de estratégias, assim, podemos selecionar os canais e as ações com maior retorno e conversão. para verificar ese os resultados do ROI e CAC estão positivos e que são sinal de sucesso é preciso confrontá-los com outros indicadores, como Ticket médio na venda de produtos, e o lifetime Value (LTV) para negócios reconrrentes.


O ticket médio é facilmente encontrado ao fazer a média dos valores de vendas em um período. Sua função e mensurar o desempenho da equipe comercial e o desempenho das vendas quanto maior for o ticket médio mais os seus clientes estão gostando do seu produto.


Veja como a fórmula é bem simples:


TM = Faturamento do Mês / quant de vendas do mês = X

Tão importante quanto conquistar um cliente é mantê-lo fiel e consumidor de sua empresa, quanto mais duradouro for esse relacionamento mais saudável será o negócio. É através do Lifetime Value que calculamos esse indicador que simboliza o valor vitalício de um cliente.


Basicamente, com esse indicador, é calculado o valor que o cliente gastou com a empresa durante o período em que se relacionou com ela. Imagine que o vaor médio gasto por seus clientes seja de 400 reais por mês, sendo que todo mês são realizadas transações. Considere que a média anual de transações por clientes é de 12 (1por mês) e o tempo médio de relacionamento entre empresa e cliente foi de 3 anos.


LTV = TM x numeros de compras x duranção do tempo de contrato = X

LTV = (400x12)x 3

LTV = 4,8mil x 3

LTV = 14,4mil


O valor total investido pelo cliente durante o período que le se realcionou com a empresa foi de 14,4mil reais. Caso o tempo de permanência seja menor que um ano basta apenas multiplicar o ticket médio pelo número de compras total.


Ao confrontar o LTV com o CAC, é possível saber se o valor gasto para adquirir um cliente está muito alto. o CAC é seu investimento na aquisição de um novo cliente, é um custo que acontece antes da venda. Se ele for muito proximo ao seu LTV significa que o desempenho do seu negócio não esta satisfatório.


O conhecimento desses dados facilita a identificação de gargalos que possam existir e atrapalhar o cliente no processo de compra. Desta forma, é possível treinar e instruir a equipe de vendas a trabalhar o lead enquanto ele está quente. E sobre esse assunto eu te indico nossa parceira SevenUP Training que é especialista em receita previsivel e não tem como falar sobre esse assunto sem abordar como tratar seus Leads, além disso não se esquece que temos um curso Top de Marketing Publicitário que também te ensina a implatar tudo isso em suas estratégias e planejamento.




 
 
 

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